Dr. Nicolau

Gastroenterologia e Cirurgia

Dra Letícia

Clínica Médica e Oncogenética

Dr.
Nicolau
Czeczko

Dr. Nicolau se formou em 1978 pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná.

Dr. Nicolau (CRM 6172 – PR) formou-se em 1978 pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, realizou sua residência médica em Cirurgia Geral, Mestrado em Morfologia e Doutorado em Cirurgia Clínica. Tem especialização em Gastroenterologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo e Cirurgia Laparoscópica. Atua como professor e pesquisador nessas áreas, tendo sido Presidente Nacional do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Professor Titular da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e da Universidade Federal do Paraná. Autor de 3 livros, tem mais de 170 artigos científicos publicados, 31 capítulos de livros, além de ter participado de dezenas de bancas examinadoras, orientações de teses e centenas de eventos científicos.

Gastroenterologia

é a especialidade médica responsável pelo tratamento de doenças do aparelho digestivo. As condições investigadas vão de sintomas de má digestão a casos graves de câncer.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

São realizadas para tratamento de doenças digestivas.

Cirurgia Laparoscópica

Cirurgia minimamente invasiva, é realizada através de pequenas incisões, uso de pinças e câmera, com trauma mínimo.

Cirurgias de hérnias da parede abdominal

Colecistectomia (remoção de cálculos da vesícula biliar)

Hernia hiatal e refluxo

Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo

A Gastroenterologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo em seus principais órgãos: esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e grosso, pâncreas, fígado e vesícula biliar. As condições avaliadas nesta especialidade vão de sintomas de má digestão a casos graves de câncer. As cirurgias do aparelho digestivo são delicadas, demandando atuação profissional altamente capacitado. A taxa de sucesso e a recuperação, dependem da complexidade da doença e da condição de cada caso. Em muitas cirurgias é possível utilizar a técnica laparoscópica (cirurgia minimamente invasiva) que é realizada através de pequenas incisões e uso de material cirúrgico específico. O Dr. Nicolau aplica toda sua experiência e capacidade técnica a cada paciente, trazendo tranquilidade e segurança para seu tratamento.

Cirurgias das hérnias

Há diversas hérnias na parede abdominal e estas têm várias formas. De forma simplificada, as hérnias ocorrem por alterações anatômicas locais, nas quais há protrusão de vísceras da cavidade abdominal por uma abertura anormal. Recebem o nome conforme a sua localização: hérnia inguinal, femoral, umbilical, epigástrica e incisional. Geralmente ocorre uma protuberância local com incomodo ou dor. As hérnias podem evoluir com complicações como o encarceramento (aderência de vísceras na parede da hérnia) e estrangulamento (interrupção do fluxo de sangue para vísceras no interior da hérnia), situação mais grave. O tratamento das hérnias é geralmente cirúrgico e o objetivo é corrigir o local da hérnia (hernioplastia), utilizando-se frequentemente telas sintéticas.

Cirurgia laparoscópica:

Hérnia Hiatal (Cirurgia do refluxo), Retirada da vesícula (colecistectomia)

Múltiplas cirurgias abdominais são realizadas pela técnica videolaparoscópica. As cirurgias de hérnia de hiato (doença do refluxo) e a retirada da vesícula (inflamada ou com cálculos biliares) são rotineiramente realizadas pela via laparoscopia. O uso dessa técnica permite normalmente uma recuperação mais rápida, alta hospitalar precoce, menos dor e cicatrizes menores, trazendo mais conforto para a recuperação pós-operatória do paciente.

FAQ

Gastroenterologia

É bastante comum que a indicação para procurar um gastroenterologista parta venha de um clínico geral ou médico da família. De qualquer forma, é recomendável que se procure o especialista quando ocorrerem casos frequentes ou muito intensos de azia, diarreia, dor abdominal, enjoo, gases, inchaço abdominal, prisão de ventre, refluxo ou vômitos.
As hérnias são uma condição em que parte de um órgão ou tecido se projeta através de uma abertura anormal, na parede do abdômen por exemplo, provocando, em geral, uma protuberância, inchaço e dor. As formas mais frequentes são a inguinal (na região da virilha), umbilical e hiatal (estômago através do diafragma).
O pós-operatório de cirurgias do aparelho digestivo costuma exigir um período de internação de 2 ou 3 dias mas pode ser reduzido para somente 1 dia com o uso de laparoscopia. Além de medicação para aumentar o conforto do paciente, é necessário cuidado com a alimentação, principalmente na retirada da vesícula pois o consumo de gordura e alimentos mais pesados pode provocar gases, azia e diarreia. O corpo se adapta gradativamente sendo necessário calma para reinserção de alguns alimentos.

Convênios

Currículo

Currículo Lattes | CNPQ

O Dr. Nicolau Gregori Czeczko (CRM 6172 PR) atua há mais de 4 décadas como médico, professor e pesquisador. Especializou-se em gastroenterologia, cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia laparoscópica publicando 3 livros, mais de 170 artigos científicos e 31 capítulos de livros. Já participou de mais de 90 bancas examinadoras e de centenas de eventos científicos.

Confira abaixo os pontos de destaque de seu currículo: