Dr. Nicolau

Gastroenterologia e Cirurgia

Dra Letícia

Clínica Médica e Oncogenética

Dra.
Letícia
Czeczko

Dra. Letícia se formou em 2010 pela Universidade Federal do Paraná.

Dra. Letícia (CRM: 27772 PR – RQE 16978) se formou em 2010 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizou residência em Clínica Médica no Hospital de Clínicas da UFPR (CHC/UFPR), seguindo para o mestrado (2015) na área de gastroenterologia e doutorado em biomarcadores tumorais (2019). Fez curso em um dos melhores centros oncológicos do mundo, O Instituto City of Hope. Possui grande experiência em clínica médica trabalhando nas bases da medicina integrativa, cuidando dos pacientes em todos os aspectos: corpo, mente, nutrição, ambiente e autopromoção de saúde. É especialista em Clínica Médica, e atua no aconselhamento do risco molecular de câncer e prevenção ao câncer.

A Oncogenética

É uma área de atuação que estuda as alterações do DNA que levam uma célula a evoluir com malignidade (características que a tornem uma célula de câncer). Hoje a oncogenética é dividida em: Oncogenética Somática e Oncogenética Germinativa

Oncogenética Somática

Estudo das células já com câncer com objetivo de se obter o melhor tratamento – as chamadas terapias-alvo.

Oncogenética Germinativa

O estudo das células sem câncer na busca de mutações do DNA que o levem a desenvolver câncer precoce em um ou diversos locais do corpo.

Sobre a Oncogenética e o porquê saber se possuo mutação que leve ao câncer.

Aproximadamente 5 a 10% dos casos de câncer têm um componente genético germinativo, isso significa que a pessoa já nasceu com uma mutação genética em todos as suas células que o levaram a desenvolver o câncer precocemente. A grande importância de se diagnosticar se um paciente possui alguma mutação e qual é essa mutação é:

Um dos casos mais conhecidos de estudo oncogenético germinativo é o da atriz Angelina Jolie que após possuir o diagnóstico da mutação BRCA1 com risco aproximado de 85% de câncer de mama ao longo da vida, optou pela remoção das mamas e implante de próteses.

FAQ

Oncogenética

Todos os pacientes que desenvolvem câncer antes dos 50 anos e indivíduos sadios com histórico familial importante de câncer devem ser estudados.
O paciente deve ter a sua história familial avaliada e o seu DNA estudado. O DNA é analisado através de uma amostra de sangue ou amostra de saliva, do qual é retirado uma amostra de DNA e após realizado um sequenciamento genético de próxima geração (NGS) e contagem do número de cópias de um gene (CNV). Existem diversos painéis genéticos disponíveis para serem requisitados e diversos laboratórios de genética que os fazem.
Após estudar a história da família e o painel genético, o paciente pode ser classificado como portador de alguma síndrome de câncer familial. Essas retratam as mutações genéticas mais conhecidas, o genótipo, junto com suas características prevalentes, o fenótipo. No Sul do Brasil há a maior prevalência mundial de uma síndrome de câncer familial, chamada de Síndrome de Li-Fraumeni, que pode afetar desde crianças até adultos e possui diversos tipos diferentes de cânceres associados sendo os mais característicos os sarcomas e o tumor adrenocortical pediátrico.

Convênios

Currículo

Currículo Lattes | CNPQ

Dra. Letícia Elizabeth Augustin Czeczko Rutz possui mais de 20 artigos publicados e é co-autora de diversos capítulos de livros.  Participou de diversas bancas de defesa de mestrado e já realizou palestras em diferentes eventos. Enquanto finalizava o doutorado em oncogenética, trabalhou como médica voluntária no ambulatório de oncogenética do Hospital Erasto Gaertner onde se defrontou com a possibilidade de se prevenir o câncer e assim se apaixonou pela área. É professora voluntária de emergência e urgência clínica há mais de 8 anos e atua como preceptora dos residentes de clínica médica do CHC-UFPR. Em 2021 realizou o curso de Cancer Risk Assessment do Instituto City of Hope, e atualmente trabalha dentro da Clínica Czeczko como especialista em Clínica Médica e na área de atuação de  Oncogenética e Prevenção ao Câncer